segunda-feira, junho 12, 2006

Faz-me "espécie"

Se há coisa que me faz espécie é quando pergunto a alguém de onde é e a resposta nunca é exacta. Para melhor explicar, passo a explicar com um exemplo prático. Há uns anos atras, estava de férias em SanxenxoGalizaEspanha, acampado e no meio de muito portugueses quando se juntam a nós uns jovens que tinham pronúncia do Sul. O nosso dialogo foi mais ou menos assim:
- Vocês são lá de baixo! De onde são?
- De Lisboa!
- Ah, ok! Tenho lá família, na Penha de França! De que zona são?
- Vila Franca de Xira!
Aaarrrgghhh ... fodax ... Lisboa – Vila Franca ainda são uns quilometros. Acham que se me tivessem dito logo Vila Franca de Xira, mesmo que eu não soubesse, não ia perguntar onde fica? Pelo menos podiam ter pensado que quando vou para Lisboa passo em Vila Franca de Xira!
Outro exemplo práico: uns anos depois, um amigo meu vai para Lisboa, sim, mesmo Lisboa, Restelo mais concretamente, para ver o concerto dos Pearl Jam há uns 6 anos atrás! Claro que no tempo de espera nas filas para entrar, mete-se sempre conversa com toda a gente! No meio de conversa do tipo “quem vem de mais longe” sai-se um dialogo do género:
- Vocês são do norte! De onde são?
- Do Porto!
- Então nós somos de mais longe! Somos de Barcelos!
- Ah! Pois ... nós somos de perto de Barcelos, somos de Famalicão!
Aaarrrgghhh ... fodax ... Vila Nova de Famalicão! Fica a 50 km do Porto, ainda no distrito de Braga! Acham que se tivessem dito logo que eram de Vila Nova de Famalicão o pessoal não ia saber onde fica? Se não soubessem, acham que não iam perguntar, quanto mais não seja, para saberem se realmente era ou não mais longe que Barcelos!
Então o pessoal do Algarve, esse então faz-me uma espécie ... das grandes mesmo! Experimentem perguntar a um algarvio de onde é e a resposta é sempre a mesma: “Algarve”. Nunca, mas nunca dizem de que cidade ou zona são, simplesmente dizem que são do Algarve e prontos, acham que já não precisam dizer mais nada. Qualquer coisa do tipo:
- Então, e donde és?
- Do Algarve!
- Ok, de que zona?
- Portimão!
Aaarrrgghhh ... fodax .... Eu sei que Portimão é no Algarve! Porque raio não dizem logo “Portimão”? Gostam de dizer que são do Algarve? Então porque não dizem logo “Portimão, no Algarve”.
Quando me perguntam de onde sou, a minha resposta, sem pensar, é “Barcelos”, não digo Braga ou Viana do Castelo, nem tão pouco perto de Braga ou perto do Porto! Ok, concordo que temos a vantagem do Galo de Barcelos ser um dos símbolo maiores do nosso belo cantinho à beira mar plantado, mas só isso não serve de justificação! Não sabem onde é Barcelos? Eu ajudo: Barcelos, o maior concelho de Portugal com 89 freguesias, fica no distrito de Braga e faz fronteiras com os concelhos de Braga, Vila Verde, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Esposende e Póvoa de Varzim. Conhecido tanbem pelo seu artesanato regional, é atravessado pelo Rio Cavado e tem aproximadamente 123000 habitantes.
Vivemos na sociedade do conhecimento e da informação, temos meios ao nosso alcance que nos facilitam a vida (internet, bibliotecas, etc.), vivemos num país com 92.391 km2, 18 distritos mais 2 regiões autonomas, 308 concelhos, 4257 freguesias, sabemos que não temos que conhecer Portugal de lés-a-lés, mas há coisas elementares. Não vivemos em nenhum país como o Canadá, os Estados Unidos da América ou a China, fazemos Portgal de uma ponta a outra em 7 horinhas, de carro! Pertinho, não acham? Certamente que há situações que nos obrigam a perguntar mais alguma coisa além do “Donde és?”, como por exemplo:
- De onde és?
- Serpins!
- Ah! Ser... Ser...quê? Isso fica onde?
- Serpins! É uma freguesia do concelho da Lousã!
- Ok amigo, mas fiquei a saber o mesmo, não sei onde é a Lousã!
- Prontos, para simplificar as coisas, Lousã fica perto de Coimbra!
Já sei que estão a pensar:”Mas para que raio quero eu saber onde fica Serpins?”. Não querem vocês, mas quero eu, não fosse a minha melhor amiga de lá! E vocês já ficaram a saber onde fica Serpins!
Quando lhes perguntarem de onde são, digam sempre de onde realmente são, mesmo que o nome da vossa terra tenha seja esquisito e dificil de perceber, vão ver que até se torna engraçado. Experimentem dizer que são de “França” ou de “Casa Branca” e reparem na cara das pessoas que lhes perguntaram de onde são!
E já agora, vocês, de onde são?

2 Comments:

At 5:28 da tarde, Blogger Cavalinho Branco™®© disse...

Eu sou de natural de Alvelos, uma das freguesias do concelho de Barcelos, mas neste momento resido em Esposende, Esposende!!!
Mas hei-de voltar para Barcelos!!!
Como tinhas num post anterior:

Barcelos, essa bela localidade!!!

 
At 11:24 da manhã, Blogger marta disse...

Covilhã, a minha "cidade neve", como cantou a Sra. D. Amália.
Também hei-de lá voltar um dia. E já esteve mais longe!!! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home